O que é e como funciona o consórcio?
O consórcio funciona como um meio de levantamento de capital planejado para a compra de um bem ou serviço sem juros. Um grupo de pessoas, organizadas por uma administradora autorizada pelo Banco Central, contribui com parcelas mensais para formar um fundo comum. A cada mês, vários participantes são contemplados por meio de sorteio ou lance, recebendo uma carta de crédito para adquirir o que desejam.
Como os bens são entregues?
Os bens são entregues por meio de uma carta de crédito, que pode ser obtida por meio de sorteio ou lance. O sorteio é realizado mensalmente, onde todos os participantes têm a chance de serem contemplados. Já o lance é uma antecipação de parcelas estratégia que o participante faz, podendo ser um valor fixo ou um percentual do valor do bem, e o maior lance do mês é contemplado.
Qual diferença entre consórcio e financiamento?
No financiamento o cliente pega o bem de imediato, porém com a taxa de juros o valor se eleva de 3 a 4 vezes o valor do bem no custo final. Diferentemente do consórico, onde o cliente não paga juros, apenas a taxa que a administradora opera no plano do cliente.
E se o cliente não puder esperar a contemplação?
O cliente pode ter a opção de adquirir uma carta contemplada, onde poderá adquirir o bem ou capital de forma imediata, sem precisar esperar a contemplação.
Qual a diferença entre financiamento e carta contemplada?
No financiamento a dívida é direta com o banco, onde se paga juros para ter acesso ao crédito imediado. Já a carta contemplada dá ao cliente acesso imediato ao crédito e aquisição do bem, com o custo benefício melhor, sem juros e pagando apenas a taxa administrativa do consórcio mais o ágil.
Quais cuidados tomar ao adquirir uma carta contemplada?
Sempre verificar se a carta está mesmo contemplada. Ter acesso a todas as informações da cota. Ter referências de quem está negociando. Não realizar nenhum pagamento ou sinal para desconhecidos
É possível fazer capital de giro com consórcio?
Sim! Apresentando uma garantia compatível compatível para a realização de uma alienação fiduciária segura (consulte um especialista, pois são poucas administradoras que aceitam essa possibilidade).
